quinta-feira, 4 de julho de 2013

A importância das Vitaminas no nosso organismo!

E hoje a Dica da Nutricionista Dra Viviane Gross..é sobre a importância das Vitaminas!!

                                Vitaminas: a força que vem da natureza!
 Ouvimos constantemente que as vitaminas são essenciais a nossa saúde, mas muitas das vezes não sabemos o papel que esses nutrientes desempenham em nosso organismo. São substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, elas geralmente estão presentes nos alimentos do nosso dia-a-dia.

Além de serem importantes para o funcionamento normal do organismo, elas também são muito conhecidas pelo papel que desempenham na nossa saúde. Além de fortalecerem o sistema imunológico, elas são indispensáveis na prevenção de várias doenças.

A deficiência de vitaminas, geralmente se origina pela carência de recursos (falta de recursos para a alimentação), por dietas inadequadas ou falta de alimentos frescos (como o caso do escorbuto em marinheiros que não ingeriam frutas nem verduras em grandes viagens antigamente). 

As principais vitaminas são:

Vitamina A

A vitamina A é indispensável para a boa formação da pele e das membranas mucosas da boca, do nariz e dos intestinos, aumentando a resistência aos invasores que provocam infecções. Além disso, é importantíssima para os olhos, é encontrada  no fígado, leite integral e seus derivados, arroz integral, ameixa preta, ervilhas, brócolis, couve-de-bruxelas, ovos e legumes coloridos como abóbora, cenoura, tomate e folhas escuras como espinafre, couve, frutas amarelas como mamão, manga e caqui.

Complexo B

As vitaminas do complexo B atuam no metabolismo das células. Faltando uma das vitaminas do complexo B, o metabolismo celular vai ser interrompido em algum ponto porque as células não funcionam bem sem qualquer uma dessas vitaminas.

Na prática, não costuma haver carências isoladas dessa ou daquela vitamina B e elas agem sempre em sintonia umas com as outras, tendo o papel principal de fornecer energia às células.

As principais fontes das vitaminas do complexo B são as carnes (de vaca, de galinha ou de peixe), vísceras (especialmente fígado e rins), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, vagem, amendoim), folhas escuras e levedo. O arroz com feijão nutricionalmente falando é uma combinação sábia e bastam apenas 199 gramas (5 colheres de sopa cheias) de arroz com 25 gramas de feijão (1 concha pequena) por dia para supri essa necessidade.

Vitamina C

O ácido ascórbico ou vitamina C está presente nas plantas, assim que elas começam a crescer, e as fontes mais ricas são os vegetais de folhas verdes e algumas frutas como o melão, a laranja e a acerola. Meio melão médio ou três laranjas já são suficientes para fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, para produzir o material que mantém juntas as células do corpo, para ajudar a curar feridas e solidificar ossos quebrados, para dar bons ossos e bons dentes, para melhor absorção do ferro dos alimentos ingeridos, para prevenir hemorragias e dar resistências contra as gripes e resfriados.

As frutas maduras, são as principais fontes de vitamina C. Todas são boas, mas as particularmente ricas são o caju, a goiaba, acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, limão, abacaxi, morango, kiwi e melão. O pimentão também é uma boa fonte de vitamina C.

O calor destrói essa vitamina. Por isso, as frutas devem ser comidas frescas e cruas e os sucos feitos na hora. Comer frutas todos os dias é uma boa regra de alimentação.

Vitamina D

Vitamina D é calciferol, fabricado em nosso próprio organismo quando a gente toma sol e ele age sobre algumas substâncias oleosas que nós temos na pele. Criança que nunca toma banho de sol fica carente, raquítica, não consegue dormir, fica nervosa, pode ficar míope, tem diarréia, tem  ossos fracos, o metabolismo é deficiente para as outras vitaminas. Quando a criança, por algum motivo, precisa ficar um longo período longe do sol, então precisa tomar óleo de fígado de bacalhau.

A principal função da vitamina D é aumentar a absorção intestinal de cálcio e fósforo e facilitar que eles sejam depositados nos ossos, fortalecendo o esqueleto.

A contribuição dos alimentos enriquecidos industrialmente, para preencher as necessidades de vitamina D, é pequena. Ovos e manteiga são bons alimentos, mas é sempre necessário se expor ao sol da manhã, para garantir o fornecimento adequado dessa vitamina ao organismo, sempre lembrando que os melhores horários são antes das 9 da manhã e depois das 3 da tarde.

Vitamina E

As funções e necessidades da vitamina E são ainda pouco e mal conhecidas. Ela está presente nas folhas verdes escuras e nos legumes, também é encontrada nas nozes e óleos de várias sementes (exemplo: óleo de girassol) e aparece também no abacate.

Entre outras funções, essa vitamina protege os pulmões contra a poluição. Além disso, protegeria os vasos sanguíneos e o coração, os nervos, a pele, funcionando como antioxidante (eliminando os radicais livres), protegendo as vitaminas A e C que estão no organismo e as membranas das células, diminuindo o mau colesterol, fortalecendo as paredes dos capilares e ajudando a manter os músculos e os nervos saudáveis.

Mas é bom ter cautela quando o assunto é cuidar da saúde. A ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses, por isso o melhor a fazer é mudar a dieta alimentar para uma alimentação saudável, que supra todas as nossas necessidades e, sempre que possível, procurar a ajuda de um profissional especializado. 

Contato:


Dra. Viviane Gross

CRN 24335/SP
Pós graduada em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Especialista em Nutrição Ortomolecular.

(61) 8116-3233
vivigross@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário