segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dicas de nutrição

Hoje tem dicas da Nutricionista com nossa parceira e colaboradora: Dra Viviane Gross
Anota aí:

Nutrição – Um compromisso com a vida!

Vem chegando o inverno... e com ele regressam as preocupações com o corpo, com dietas milagrosas e os erros alimentares. Nessa época todas as pessoas ficam com receio de ganhar aqueles temidos quilinhos.

 A verdade, no entanto, é que não existem dietas instantâneas para um corpo saudável.

Mais do que uma fase, a dieta deve ser uma fase de bem-estar. Mais do que um corpo perfeito, a primeira preocupação deve ser com a saúde. Fazer uma dieta saudável é crucial para obter todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do organismo, cada um deve adotar a dieta alimentar que melhor se adapte às suas necessidades.

No entanto, as regras de ouro para uma dieta saudável são universais: variedade, equilíbrio e quantidade dos alimentos.

Todos os grupos alimentares tem propriedades específicas e ações nutritivas próprias, nenhum deve ser dispensado, nem substituído. Mesmo dentro de um grupo alimentar, é preciso variar, só assim é possível enriquecer a alimentação com todas as propriedades nutritivas de cada grupo.

Além de variada a ingestão de alimentos deve ser distribuída por várias refeições ao longo do dia. Dessa forma evita-se a hipoglicemia que pode prejudicar a atenção e precisão de movimentos, provocando irritabilidade e quedas de pressão.

Comer mais vezes por dia não significa comer mais. As doses devem ser pequenas e não exceder as necessidades do organismo. Quando existe uma sensação de saciedade, normalmente significa que o corpo já não necessita de mais alimentos.

O problema é que apesar de parecer fácil, a maior parte das pessoas não consegue seguir uma dieta saudável, por vezes as consequências não são mais do que um ligeiro excesso de peso, mas podem ser bem mais drásticas.
Por tanto, prepare-se para um inverno saudável e seja feliz!!
 Dra. Viviane Gross
CRN 24335/SP

Pós graduada em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Especialista em Nutrição Ortomolecular.
(61) 8116-3233

Nenhum comentário:

Postar um comentário